O que é degravação?

No meio policial e jurídico, é muito comum escutar a palavra degravação sendo dita. Em entrevistas para reportagens de telejornais, é provável que você já tenha escutado algum policial falando sobre a degravação do áudio para texto de algum depoimento.

Cabe, assim, a pergunta. O que é degravação de áudio?

Nota-se que a palavra não existe no dicionário, mas seu significado é bem claro.

Degravação de áudio

Degravação nada mais é do que o jargão utilizado pela polícia e por parte do meio jurídico para se referir à versão escrita de qualquer conteúdo de áudio e/ou vídeo.

Dessa forma, fica claro que degravação tem o mesmo significado que a palavra transcrição, sendo apenas uma forma informal de dizer a mesma coisa. Tanto a transcrição de áudio como a degravação querem dizer transformar um áudio em texto.

Contudo, apesar de significarem basicamente a mesma coisa, normalmente eles são empregados com sentidos diferentes. Normalmente, representam diferentes estilos de se passar um áudio para texto.

Degravação de áudio normalmente significa a reprodução exata, incluindo a forma que a pessoa falou, do áudio em texto. Assim, erros de português são reproduzidos, por exemplo. Essa modalidade também é conhecida como transcrição “ipis litteris”, que em latim quer dizer “literalmente” ou “nas mesmas palavras”. É por isso que muitas vezes esse tipo de serviço também é chamado de transcrição literal.

É importante ressaltar que apesar de manter uma fidelidade ao áudio,a degravação usualmente possui padronizações para determinados elementos sonoros que não possuem uma representação direta por escrito.

A degravação possuí regras específicas

A degravação possuí regras específicas

Esses elementos normalmente expressam negações, dúvidas, concordâncias, etc. Esses elementos geralmente são representados como “Aham”, “Uhum”, “hum”, entre vários outros.

Cada empresa de degravação de áudio representa de uma forma. A Transcrito Já, normalmente utiliza a seguinte legenda em seus trabalhos:

    Aham, uhum   Interjeição de afirmação, de concordância
   Ãhn   Interjeição de dúvida, de incompreensão, ou pensando
   Hã   Interjeição que exprime que o interlocutor aguarda a continuidade da   fala da outra pessoa
   (risos)   Risada
   TEXTO EM CAIXA        ALTA   Palavra ou expressão pronunciada com ênfase
   Hífen   Palavra dita de modo silábico

Em suma, a degravação é um serviço que transforma o áudio em texto de uma forma fidedigna com o que foi falado. É um serviço extremamente importante e útil para o meio jurídico e policial.

Já a transcrição de áudio normalmente pode significar além da degravação pura, passar o conteúdo de um áudio para texto mas respeitando algumas formas específicas que buscam simplificar o resultado final.

Já conhece o TranscritoJá?

Agora que você já sabe o que é degravação de áudio e como uma equipe profissional faz toda a diferença nesse ramo, que tal conhecer os serviços oferecidos pelo TranscritoJá?

Entre em contato com um de nós!

Estamos sempre prontos para lhe atender.

Entre em contato

Posts relacionados

Comments

  1. Bianca says

    Boa tarde, por favor gostaria de transcrever um áudio de uma conversa entre duas pessoas. Mas gostaria que tivesse os detalhes de hum, Ahã. Como faço para obter esse orçamento, são 1 hora e 12 de gravação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *