O que é transcrição de áudio?

Sabe aquela situação que você teve que estudar, analisar ou compreender o conteúdo de algum áudio ou vídeo e demorou horas e horas para poder assistir ou ouvir todo o material?

Então, hoje você vai aprender a facilitar a sua vida. Existe um jeito muito mais fácil de fazer isso. E é por meio do processo chamado de transcrição de áudio. Bom, a primeira coisa de se entender é: o que é transcrição de áudio?

Transcrição de áudio

A transcrição de áudio em texto ou degravação de áudio (no meio jurídico é chamado dessa forma) é um serviço onde todo o conteúdo que está dito em um material de áudio ou vídeo é transformado em um material escrito, seja ele impresso ou digitalizado. O material é exatamente igual ao que está contido nas falas do áudio, a diferença é que é muito mais fácil de ser analisado.

Esse serviço permite que haja um enorme ganho de produtividade devido à redução do tempo que você vai demorar para compreender sobre aquele conteúdo. E como é que funciona o serviço de transcrição de áudio?

Processo

Imagem2

O processo de transcrição de áudio.

Basicamente, qualquer pessoa pode fazer transcrição de áudio, basta ter algum player de áudio ou de vídeo e ter um papel ou um editor de texto no computador como o word para escrever ou digitar o que está sendo dito no áudio.

Formalmente, existem várias regras e normas que são usadas para realizar o processo de transcrição de áudio. Mas é o que a nossa empresa sempre diz: “A melhor transcrição de áudio é aquela que é a melhor para o cliente. ” Ou seja, a transcrição deve ser feita pensando sempre na necessidade do leitor.

Por exemplo, tem cliente aqui no Transcrito Já que prefere uma transcrição de áudio mais simples, pois ele não precisa de todo o conteúdo, ele só precisa ter a linha principal do que está sendo dito. Ao mesmo tempo, tem clientes de transcrição de áudio que precisam detalhadamente de cada vírgula e de cada interjeição minimamente detalhada do áudio para que possam fazer uma análise textual do conteúdo que as pessoas estão falando.

Então o que acontece é o seguinte: é preciso primeiro entender quais as necessidades que você possui para então entender como a transcrição de áudio deve ser feita. Feito isso, você pode pegar qualquer player e fazer o serviço por si só.

Software

Existe no mercado uma série de softwares que podem facilitar o trabalho como o Inqscribe e o Expressscribe (clique nos links para fazer o download gratuito da ferramenta).

Esses softwares fazem basicamente o serviço de criar atalhos para que você possa voltar no tempo do áudio em cinco segundos, dez segundos, de modo a fazer um processo de transcrição de áudio muito mais rápido, porque querendo ou não, o processo é muito trabalhoso. Caso não seja treinado, você vai demorar horas e horas para realizar 1 hora de transcrição de áudio. Contudo, se você tiver que ouvir o mesmo áudio diversas vezes, ainda vale a lógica de que o tempo que você vai economizar realizando o serviço é muito maior do que o tempo de ficar ouvindo e ouvindo o áudio várias vezes.

Terceirização do serviço

Caso você não tenha tempo de realizar a sua própria transcrição de áudio, ainda pode contar com empresas como a Transcrito Já, que terceiriza esse serviço para você e entrega o seu material devidamente transcrito em menos de cinco dias e até mesmo em dois dias ou um dia se a pessoa tiver necessidade.

A empresa está preparada para ajustar o modelo de transcrição de áudio para a sua demanda, de forma que o serviço final traz um enorme ganho de produtividade ao cliente.

Vale ressaltar que já discutimos como a transcrição de áudio pode otimizar sua pesquisa, um artigo muito válido e que irá lhe ajudar bastante com esse processo.

 

Benefícios

Imagem3

Benefícios da transcrição de áudio.

Bom, é óbvio que ter o material transcrito é melhor do que apenas ter o áudio, mas quais são os benefícios reais da transcrição?

Quando nós analisamos o tempo de compreensão de uma leitura, nós vemos claramente que uma pessoa normal vai demorar um minuto para ler 200 palavras (200 ppm). Assim, se considerarmos, mais ou menos, que quinze minutos de áudio possuem cerca de 1500 a 2000 palavras (dependendo da velocidade da fala), o mesmo tempo que a pessoa gastaria para ouvir ou assistir 15 minutos de algum conteúdo, ela poderia compreender o mesmo conteúdo em apenas 10 minutos, caso tivesse o material transcrito.

Agora imagina se você for um pesquisador e tiver 15 horas de pesquisa para analisar? Você pode ouvir ou assistir 15 horas de gravação várias vezes, consumindo um enorme espaço do seu tempo ou você pode transformar tudo isso em material escrito e otimizar enormemente o seu trabalho de pesquisa.

Além disso, um grande benefício que você tem com o trabalho de transcrição de áudio, é que ele permite que você tenha pronto um material a ser reproduzido ou citado posteriormente. Se você está fazendo uma tese de mestrado ou você quer fazer um material de divulgação da sua própria empresa, você já tem todo o material que pode servir de base para o seu documento final.

É nítido, portanto, que o serviço de transcrição de áudio possui uma série de benefícios que podem otimizar enormemente algumas tarefas.

Quer saber mais sobre transcrição de áudio? Fique por dentro dos nossos próximos posts dessa página!

Um bom trabalho a todos!

Já conhece o TranscritoJá?

Agora que você já sabe mais sobre a transcrição de áudio e os benefícios que ela pode trazer, que tal conhecer os serviços oferecidos pelo TranscritoJá?

Entre em contato com um de nós!

Estamos sempre prontos para lhe atender.

Entre em contato

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *